A casa dos Condes da Calçada

Um solar urbano do século XVI é a sede da Casa-Museu Frederico de Freitas, onde é possível conhecer as peças reunidas pelo colecionador

A atualmente denominada Casa-Museu Frederico de Freitas, outrora conhecida por Casa da Calçada tem origem na residência mandada construir pelos Condes da Calçada, nos finais do século XVI. Localiza-se na Calçada de Santa Clara, integrada num quarteirão urbano, no centro histórico do Funchal, nas proximidades da Igreja de São Pedro, do Convento de Santa Clara e do Museu de História Natural do Funchal.

O imóvel destaca-se pelas suas dimensões e pela cor utilizada nas suas fachadas, vermelha. O acesso faz-se pela Calçada de Santa Clara, através de um portão de ferro e por um caminho com o tradicional empedrado de calhau rolado e constitui um marco muito importante da arquitetura civil urbana da cidade do Funchal.

A sua construção iniciou-se nos finais do século XVI, pelos Condes da Calçada. Trata-se de uma casa abastada romântica, composta por vários corpos articulados adaptados à topografia do terreno e que sofreu alguns acrescentos e remodelações ao longo dos anos.

Nos anos quarenta do século XX, passou a ser residência do conhecido advogado e notário Frederico de Freitas, também colecionador. Foi aí que recolheu e conservou um impressionante conjunto de obras de arte, como escultura, pintura, mobiliário, cerâmica, entre outros, que foi adquirindo ao longo da sua vida.

Após a sua morte, em 1978, a Madeira recebe, através de disposição testamentária, todo este legado artístico e que constituía o recheio da casa.

Algum tempo depois a Região Autónoma adquire o imóvel e procede à sua recuperação. Adapta-o para aí instalar um museu onde se vão expor as coleções do de Frederico de Freitas.

O museu ficou completo, em termos de edificação em 1999, com a conclusão da Casa dos Azulejos, que alberga uma vasta e importante coleção de azulejaria.

O acervo possui peças dos seculos XVII ao XIX, essencialmente europeia.