Um átrio na floresta

O Hotel Átrio contempla o mar a partir da serra e convida ao descanso em plena comunhão com a Natureza

 

O cheiro suave a eucalipto identifica que a localização é o campo. Para trás fica o casario do Estreito da Calheta, na zona oeste da Madeira, e a paisagem torna-se uma mistura de áreas agrícolas com terrenos florestais.

É por aqui que, atravessando um túnel de sebes, se encontra o Hotel Átrio. O melhor é usar o GPS para aqui chegar. Não que seja um lugar secreto, mas podia muito bem ser um segredo bem guardado no meio da paisagem.

O Átrio Hotel foi buscar o nome a um pátio interior, com árvores de fruto, com que os clientes são brindados à entrada. É um hotel pequeno, com um edifício principal e três bangalós, num total de 22 quartos de diferentes tipologias, todos com conforto e uma decoração suave.

Nos quartos o aroma escolhido é o eucalipto, como de resto em todo o hotel. Isso está patente no sabão e shampoo, que o hotel criou, como imagem de marca. Em alguns quartos é também possível tomar banho a apreciar a vista, através de enormes janelas que deixam passar a luz do dia.

Está implantado numa propriedade com dez mil metros quadrados, que foram transformados, ao longo dos anos, num majestoso jardim, com flores ao longo de todo o ano, que acompanha o declive da encosta, de onde, apesar de estarmos em altitude, se consegue avistar o mar.

Por todo o jardim distribuem-se espreguiçadeiras, que convidam ao descanso. Aliás, todo o hotel é orientado para o convívio com o sossego, o ar puro, a Natureza. Também há uma piscina exterior aquecida. É um hotel para escapar do rebuliço das cidades, da agitação dos dias, das rotinas. O canto dos pássaros é uma sinfonia que acompanha este convite ao descanso.

O Hotel Átrio tem uma sala de massagens e uma sauna, que tem de ser reservada, pois é utilizada apenas pelos hóspedes de um quarto de cada vez. Além disso existe o honesty bar sempre disponível para as horas em que não há serviço. A sustentabilidade também é uma referência, com uma aposta na eficiência energética.

O restaurante é uma peça importante da estada. Torna-se num lugar de convívio entre os clientes. É um espaço acolhedor, aquecido por uma lareira nos dias mais frios. A carta apresenta uma comida de conforto, cheia de sabor, com alguns pratos de inspiração madeirense, mas com um toque sobretudo mediterrânico. Existem, além do peixe e da carne, opções de massas e vegetarianas, com a particularidade de ser uma carta toda sem glúten.

No restaurante também é servido o pequeno-almoço, um bufete com variedade de frutas, cereais e padaria e pastelaria, deliciosamente confecionados na cozinha do hotel. As opções quentes de ovos, bacon e panquecas são feitas na hora a pedido do cliente.

Pelo facto de estar no campo, o Átrio está perto de muitas referências da Natureza. Fica a escassos quilómetros do Paúl da Serra, o planalto central da zona oeste da Madeira, onde não faltam paisagens para apreciar. Fica também perto do Rabaçal, de onde partem alguns dos percursos pedestres recomendados mais conhecidos da ilha, como as 25 Fontes, o Risco, a Lagoa do Vento, ou a Lagoa do Alecrim.

Para quem gosta de mar, o hotel também fica a escassos minutos de carro da costa, com fácil acesso à praia da Calheta ou a lugares como Jardim do Mar ou o Paúl do Mar. Por isso umas férias por aqui podem permitir um misto entre o descanso do hotel e a oportunidade de explorar a Madeira.

Mas para quem apenas quer descanso entre um jardim, a piscina e as refeições, pode simplesmente deixar-se ficar, apreciando os sons e os aromas de um descanso em comunhão com a Natureza.

www.atrio-madeira.com