Resort à beira-mar

A Quinta do Lorde inspirou-se nas vilas piscatórias da Madeira onde não falta uma capela e o acesso ao mar, com uma marina.

 

01_ABERTURA
IMG_0013
IMG_0020
IMG_0034

 Visto de longe, o aglomerado de construções faz lembrar uma pequena aldeia à beira-mar, inspirada nas cores e na arquitectura da Madeira, mas com um toque que também lembra o Mediterrâneo. E esta visão é realista, já que a arquitectura da Quinta do Lorde foi inspirada nas localidades madeirenses à beira-mar, onde nem faltam a capela com a sua torre e uma praça central.

A Quinta do Lorde é o mais recente empreendimento turístico da Madeira. Localizado no Caniçal, uma vila com tradições piscatórias no extremo leste da ilha, junta um hotel, um resort e uma marina. Abraça o mar e sobe pela encosta suave, encaixado na fronteira de uma área de protecção ambiental, onde existem fósseis de caracóis, únicos no Mundo.

O conjunto organiza-se em vários edifícios, rodeados por áreas verdes que totalizam os 30 mil metros quadrados. O hotel de cinco estrelas possui 106 quartos e cinco suites, além de 29 apartamentos T1 e T2 e 3 villas com 3 quartos.

Os restantes 74 apartamentos e 20 villas estão disponíveis para venda, constituindo a vertente imobiliária, que é uma das apostas dos investidores. O preço por metro quadrado ronda em média os 4 mil euros, oscilando os imóveis entre os 400 e os 800 mil euros.

A Marina da Quinta do Lorde contribui para tornar o resort único na Madeira. Ostenta a bandeira azul, símbolo da qualidade das águas e é ponto de partida de actividades no mar, como a observação de baleias e golfinhos, ou passeios até às ilhas Desertas.

O acesso ao mar está garantido, através de uma praia de calhau rolado, tão típico do litoral madeirense. Há também uma piscina oceânica e um solário, além de duas piscinas distribuídas pelo resort, em torno das quais se desenvolvem várias actividades e funcionam alguns espaços comerciais.

Do ponto de vista da arquitectura, a capela onde os responsáveis pela Quinta do Lorde pretendem que se realizem casamentos, funciona como um ícone. O resort foi concebido e desenvolvido pela WATG - Wimberly Allison Tong & Goo, empresa líder mundial do design, com mais de 160 resorts construídos em todo o Mundo e foi executado pela Inarq. Os espaços foram pensados para tirar partido da paisagem e da vista para o mar. A decoração é feita de cores suaves, que inspiram tranquilidade. Os quartos e zonas públicas são amplos e pensados para o conforto, com muitos detalhes que ajudam a estadias prolongadas.

Tratando-se de um resort integrado a Quinta do Lorde disponibiliza os serviços hoteleiros aos proprietários das fracções residenciais. Pelo espaço distribuem-se 6 restaurantes e bares, além de muitos recantos onde é possível usfruir de descanso e de alguma privacidade.

A origem da Quinta do Lorde remonta à década de 1960 quando John Talbot, um lorde inglês que numa viagem à Madeira ficou fascinado com a paisagem e o sossego do Sítio da Piedade. Por isso adquiriu a propriedade e construiu uma moradia com o nome de 'Nossa Senhora da Piedade'.

John Talbot acaba por não usufruir do conforto da casa e a propriedade foi vendida em 1979 à Congregação dos Cónegos Regentes de Santa Cruz, que potenciaram o culto e a reflexão religiosa, acabando por ser vendida aos actuais proprietários na década de 1990. As obras começaram em 2002 com a construção da Marina, tendo o resort sido construído entre 2008 e 2012.