Chefe Júlio Pereira no Design Centre

Júlio Pereira é o responsável pela cozinha do restaurante panorâmico no centro que tem o nome da designer de interiores madeirense Nini Andrade Silva.

O restaurante Design Centre tem nova carta e novo Chefe. Cabe agora a Júlio Pereira a responsabilidade de dar sabor à experiência de jantar ou almoçar no espaço que integra o Nini Andrade Silva Design Centre, criado pela conhecida designer de interiores madeirense.

A carta tem uma inspiração portuguesa e utiliza produtos locais da Madeira, num conceito que Júlio Pereira descreve como “nova cozinha portuguesa”, muito voltada para o atlântico e com uma forte inspiração mediterrânica.

O toque português pode ser facilmente identificado numas simples sardinhas marinadas em água do mar, servidas com compota de tomate e aioli de presunto. Há também uma forma muito especial de servir bacalhau à brás, com o bacalhau de meia cura, confitado.

Os pratos incluem ainda um leitão em terrina, com molho de pimenta preta, puré de batata-doce e laranja. A influência mediterrânica é visível num rabo-de-boi em ravioli com foie gras e azeite de trufas.

Os produtos locais podem ser encontrados em opções como um bolo invertido de maracujá, um nome criativo para uma sobremesa.

Estas podem ser escolhas para um menu de degustação, uma das opções para o jantar. A acompanhar estão vinhos portugueses, numa carta completa, que reflete a diversidade do país. O serviço é cuidado e faz a diferença. As opções à lá carte incluem diversas entradas, peixe, carne, massas e risotos e refletem tendências da estação do ano.

Para Júlio Pereira é um regresso. Há mais de uma década foi responsável pelo restaurante que existiu neste mesmo local, o Forte de Nossa Senhora da Conceição. Nessa altura chamava-se Molhe, numa ligação ao fato de o histórico edifício se situar no Porto do Funchal.

O local não mudou mas o espaço não é o mesmo. Nini Andrade Silva deu corpo a uma atmosfera intimista, onde a luz é acolhedora e a vista para o Funchal é soberba. O toque da artista está em todas as salas, ou não fosse aquele o Design Centre com o seu nome.

Uma das marcas mais visíveis é a fixação pelas pedras de calhau rolado que caraterizam as praias da Madeira. Os calhaus dão mote a uma coleção de mobiliário e no restaurante servem também de inspiração. Júlio Pereira criou um pão de centeio, que tem precisamente a forma de um calhau.

www.niniandradesilva.com