No coração da floresta

Dois dos mais recentes percursos pedestres pedonais representados na Madeira levam a lagoas de uma beleza única.

 

 

Quando de circula na estrada, na zona do Paúl da Serra, é impossível não notar uma grande quantidade de automóveis num estacionamento de terra batida, sobranceiro a um vale. Dá acesso à descida para o Rabaçal, que apenas pode ser feita a pé, ou através de um serviço de shuttle disponibilizado pelo Município da Calheta, que funciona diariamente entre as 10:00 e as 18:00 horas.

Lá em baixo, o Rabaçal é um vale em plena floresta, onde a intervenção humana apenas completou a inspiração da Natureza. Mas é o ponto de partida para vários percursos, conhecidos como levadas, com dezenas de visitantes diários. Os percursos acompanham um complexo sistema de cursos e de água e levadas, cada vez mais explorados para efeitos de lazer.

Dois desses trilhos foram recentemente adicionados à lista de percursos recomendados da Madeira. A Levada do Alecrim é uma levada propriamente dita, enquanto a Lagoa do Vento é um trilho por entre a floresta.

A Levada do Alecrim é procurada pelo seu trajecto magnífico, mas principalmente porque no fim está a Lagoa do Alecrim também conhecida por Lagoa da Dona Beja, situada na base de uma cascata com cerca de 8 metros de altura, na Ribeira do Lajeado.

O percurso conduz por túneis de urzes e através da Ribeira do Alecrim, que abastece a Central Hidroeléctrica da Calheta. As plantas endémicas da Madeira são frequentes ao longo do trajeto. As vistas são únicas para os Vales do Rabaçal e da Ribeira da Janela.

É um percurso de 3,5 km e termina na madre da Levada do Alecrim. Além da Lagoa da Dona Beija, também podem ser apreciadas pequenas lagoas circundantes. A água convida a banhos e segue o seu percurso e alimentando mais abaixo, a Lagoa do Vento.

O ponto de partida para a Lagoa do Vento é praticamente o mesmo, ou seja, a zona do Posto Florestal do Rabaçal. O trajeto é feito entre urzes e manchas de floresta Laurissilva. Atravessa alguns pequenos ribeiros e zonas de vegetação densa.

O som das águas anuncia a chegada à Lagoa do Vento. São águas que alimentam a também muito procurada cascata do Risco.

A Lagoa do Vento é alimentada por uma queda de água com cerca de 80 metros de altura que cai ao longo de uma encosta vertical e em forma de arco. A cor verde abundante deve-se à predominância da urze arbustiva. Localiza-se na Ribeira do Lajeado afluente da Ribeira da Janela, sendo possível observar algumas rochas basálticas, de idade inferior a 1,8 milhões de anos, que apresentam disjunção prismática, muito frequente em rochas vulcânicas, resultante das tensões geradas no seio da lava, aquando do arrefecimento e solidificação.

Estes percursos fazem parte de um conjunto de opções a partir do Posto Florestal do Rabaçal, que incluem trilhos como as 25 Fontes ou o Risco, que estão entre os mais frequentados da Madeira.

A transformação da Levada do Alecrim e da Lagoa do Vento pretendem proporcionar alternativas a uma grande procura por passeios a pé nesta zona.