Ronaldo é tema de um museu

A estrela do futebol mundial Cristiano Ronaldo tem agora um museu no Funchal, cidade que o viu nascer.

 

IMG_8150
IMG_8170
IMG_8150
IMG_8170

 

Por estes dias, um dos locais mais procurados pelos visitantes da Madeira, é o mais recente museu da ilha, o Museu CR7, ou seja, o museu de troféus e da carreira da estrela mundial do futebol, Cristiano Ronaldo. O motivo para a instalação deste espaço no Funchal é simples: Esta foi a cidade onde o jogador do Real de Madrid e capitão da Selecção Portuguesa de futebol nasceu.

O Museu CR7 fica na zona portuária do Funchal, porta de entrada na ilha de muitos passageiros de cruzeiros. Grande parte dos visitantes são precisamente os cruzeiristas que quando sabem que o navio faz escala nesta cidade, querem logo saber mais sobre o jogador e até visitar o bairro onde ele nasceu, na freguesia de Santo António.

Agora com o museu, a curiosidade fica parcialmente satisfeita, até porque a casa onde o jogador nasceu já não existe. No espólio em exposição estão os troféus acumulados ao longo da carreira, além de uma figura do jogador em cera, de tamanho real. Também lá está a primeira Bola de Ouro, ganha em 2008 e brevemente estará a segunda, obtida no passado dia 13 de Janeiro.

O museu foi inaugurado pelo próprio jogador a 15 de Dezembro, numa cerimónia que gerou um grande aparato e uma cobertura internacional com uma escala pouco frequente na Madeira. Ronaldo é o madeirense mais conhecido de todos os tempos e um dos portugueses com maior notoriedade mundial.


Por causa da notoriedade, que ajuda a projectar o nome de Portugal no Mundo, o Presidente da República fez do jogador Grande Oficial da Ordem do Infante, uma das mais altas distinções portuguesas. Também o Governo Regional da Madeira se prepara para lhe atribuir a Medalha de Mérito Regional, que até hoje apenas foi atribuída a 4 pessoas.

A notoriedade de Cristiano Ronaldo é controversa. Muitos questionam a importância dada a um jogador de futebol. Mas outros contrapõem que, futebol à parte, CR7 é uma marca e bastante valiosa. Marcas como a Armani ou a Nike, ou o banco português BES têm apostado na imagem do jogador para as suas campanhas. Os direitos de imagem representam anualmente 15 milhões de euros. Com a Bola de Ouro podem valer ainda mais 7 milhões. Como jogador o salário supera os 17 milhões de euros.

Feitas as contas, um estudo recente avalia a marca Cristiano Ronaldo em cerca de 50 milhões de euros. A camisola 7 é a mais vendida da selecção portuguesa. O jogador tem 70 milhões de fãs no Facebook e no Google gera 137 milhões de referências e não há no Mundo quem não tenha ouvido falar dele. É um exemplo para a juventude e um sex symbol, mas acima de tudo é um fenómeno global de popularidade. É a 5ª personalidade no top 100 do mundo da música, cinema, televisão ou moda.

É por isso natural que muitos dos visitantes da Madeira associem a ilha ao seu nome mais famoso. Alguns operadores turísticos incluem nos passeios uma passagem pelos lugares da infância do jogador, desde o bairro onde nasceu, aos campos onde deu os primeiros pontapés na bola. O simples facto de estar na cidade onde nasceu este ídolo do futebol é suficiente para satisfazer a curiosidade de muitas pessoas.

O jogador pensa em investir na Madeira. A possibilidade de abrir um hotel com a marca CR7 está em estudo, embora para já seja apenas uma intenção.

O Museu CR7 é procurado por muitos adeptos de futebol, mas também por curiosos e interessados neste fenómeno. Desde a sua abertura, a 15 de Dezembro, tem sido um sucesso.