Carros e motas de outros tempos voltam à estrada para um evento que se já se tornou um clássico.
Centenas de carros, motas e bicicletas vintage reúnem-se em torno de uma paixão, no já carismático Reid’s Classic Auto Show, evento organizado pelo Belmond Reid’s Palace e pelo Município do Funchal, que realiza-se nos dias 9 e 10 de Maio.
Esta edição conta com a presença de 511 veículos e concentra-se na zona da Estrada Monumental entre a Praça da Paz e a Travessa do Dr. Valente, junto ao hotel Vida Mar.
É aqui que no dia 9 decorre a exposição dos carros e motas, que é anualmente visitada por centenas de pessoas e se tornou um acontecimento anual dos mais participados pelos apaixonados pelos clássicos e por simples curiosos. Este ano o maior destaque prende-se com a exibição do automóvel madeirense mais antigo, um Adler de 1921. A edição deste ano terá cerca de 35% de novos automóveis a participar nesta mostra.
A exemplo de outros anos, dá-se a participação de uma marca convidada. Este ano a escolha recaiu sobre marca britânica Jaguar que inicia a sua presença com a apresentação do livro da Jaguar Portugal, logo no primeiro dia.
A abertura da Alameda Reid’s Palace, nome dado a esta zona da estrada, acontece logo de manhã. Depois iniciam-se os desfiles e as paradas temáticas que decorrem até ao início da noite. Durante este tempo, decorre o Concurso de Restauro, Originalidade e Elegância, competição que envolve automóveis, motos e bicicletas. Ao fim da tarde há desfile dos veículos finalistas para pouco depois desfilarem os vencedores e serem entregues os prémios.
Será ainda atribuído o prémio “Belle Époque”, para o veículo convidado de honra, para o homenageado e para a marca convidada do ano.
Os interessados em visitar a exposição têm dois autocarros clássicos que saem do centro do Funchal, de trinta em trinta minutos, e fazem a ligação com o local da exposição. O custo do transporte fixa-se em 1€.
No dia seguinte, 10 de Maio decorre a XII Rampa dos Barreiros, onde os participantes recriam a primeira prova automobilística da Madeira, realizada há 80 anos, em Dezembro de 1935. Este ano são 80 os veículos inscritos. A corrida começa na Avenida Sá Carneiro, sobe até à Ponte do Ribeiro Sêco com a grande novidade a ser a inclusão de um peão que promete dar algum brilho à competição, e termina na rotunda da Quinta Magnólia. A primeira subida de regularidade decorre entre as 10:15 e as 11:45 horas, e a segunda entre as 12:00 e as 13:30 horas.
Durante a tarde, os veículos participantes ficam expostos na Praça do Mar, local onde decorre o almoço de confraternização. Pelas 17:30 horas, decorre a entrega de prémios da XII Rampa dos Barreiros – 80 anos, integrados nos Prémios Madeira Classic’s Challenge.
Durante o evento encontra-se aberto o concurso de fotografia, onde os participantes têm que partilhar a sua foto do evento no facebook do Belmond Reid’s Palace. O vencedor do concurso recebe um jantar para duas pessoas, no “The Dinning Room”.
O evento revela margem para crescer visto que este ano foram rejeitados alguns pedidos de inscrição, tanto para a exposição como para a Rampa dos Barreiros.
À margem da apresentação do evento, Ciriaco Campus, Director do Belmond Reid’s Palace, referiu que este evento “é uma aposta para continuar porque um evento desta qualidade tem que continuar”.