Arte, cultura e cidade

O Arts In é um conceito criado para promover o que de melhor as cidades têm para oferecer, a arte e a cultura.

Na Madeira nasceu um projecto que procura crescer rapidamente, com o objectivo de chegar aos quatro cantos do mundo. O Arts In, abreviatura de Arts Investiments, é uma marca criada para promover a cidade em que se encontra, de forma a dar a conhecer os seus segredos, os seus talentos e todos os mágicos recantos, que à primeira vista, podem estar escondidos.

Baseada na premissa de promover “o turismo, a arte e o empreendedorismo”, o Arts In assume-se como um movimento cultural, que alia a arte e o lifestyle.

A nova empresa divide os seus esforços em cinco diferentes áreas, encontrando-se divididas pelas seguintes formas: Arts In Hotel, Arts In Hostels, Arts An Apartments, Arts In Business Center e Arts In City Lounges. Os projectos de algumas dessas áreas estão totalmente operacionais. Outros continuam em desenvolvimento.

A primeira aposta do grupo foi a da renovação e ampliação da antiga Quinta do Conde de Carvalhal.

Assente na ideia de que os hotéis já não “simples locais para dormir”, o Arts In Hotel Conde Carvalhal pretende dar aos seus hóspedes a maior gama de experiências relacionadas com o bem-estar, saúde, gastronomia, arte e música, sem desvalorizar a importância de um contacto mais próximo com a cultura do local de destino.

O projecto, que pretendeu integrar os edifícios originais num estilo contemporâneo e distinto, foi levado a cabo pelo reconhecido, e internacionalmente premiado, arquitecto Paulo David. O hotel foi transformado numa enorme galeria viva, onde as obras expostas podem ser adquiridas pelos interessados. A antiga Casinha dos Prazeres também foi alvo de remodelações e agora aloja um pequeno mercado onde os hóspedes podem comprar alimentos e bebidas para as suas refeições, com o principal ênfase a ser dado aos produtos tradicionais madeirenses.

A ligação com a arte não se prende apenas às paredes do hotel. A quinta tem ainda o atelier da artista plástica madeirense Teresa Gonçalves Lobo, responsável pela curadoria, que revela à Essential a ambição de incluir o máximo de população local possível nesta vertente do projecto partindo da premissa de que “tudo o que se faz na Madeira tem de ser feito primeiro para os que cá vivem”. A valorização que vier pelos hóspedes e demais turistas é um extra: “Mesmo que seja dentro de um hotel, a galeria tem um portão enorme para toda a Madeira”.

No topo de um edifício no centro da cidade do Funchal, funcionam o Arts In Business Center e o Arts In Skylounge. Enquanto o primeiro funciona como uma infraestrutura de apoio para empresas que pode ser “utilizada durante algumas horas, dias, semanas ou meses”, o Sky Lounge pretende ser utilizado para situações mais pontuais como apresentações, reuniões de negócios ou celebrações mais intimistas do foro pessoal.

A vertente Arts In Hostel & Apartments actua em dois espaços distintos. Um na zona da Ponte Nova descrito, pelos responsáveis pelo conceito, como “estrategicamente localizado numa das artérias mais emblemáticas do coração da cidade”, e o outro na zona do Pina, desprendendo-se do movimento próprio da cidade de forma a oferecer aos interessados um sítio mais calmo e tranquilo.

À volta destes projectos, o grupo pretende estar no foco da construção de uma cidade mais activa, capaz de superar os desafios culturais do século XXI. Deste modo, encontram-se em desenvolvimento novos produtos como o Rooftoop Bar, o Terrace café, o Arena Club, o arts in Dining Club e o Pool Lounge.

Neste momento, a marca assume que pretende fazer da capital madeirense um caso de estudo e realça que desde a sua inauguração oficial, no final do último ano, o balanço tem sido “plenamente positivo”.

www.artsin.com