Porto Santo: Férias douradas

Conhecida por Ilha Dourada por causa da sua praia com areias especiais, o Porto Santo oferece um Verão cheio de opções, a pensar sobretudo nas famílias.

 

Quando os navegadores portugueses viram pela primeira vez os 9 km de areia amarela da praia, depois de uma noite de tempestade, não tiveram dúvidas em dar a esta pequena ilha no Atlântico o nome de Porto Santo. Hoje, quase 6 séculos depois, o nome continua, e o espírito de tranquilidade, quase de paraíso que a caracteriza, mantém-se.

O Verão é uma época especial no Porto Santo. Há mais turistas que procuram sol e praia e são muitas as famílias que buscam descanso nestas areias, reconhecidas pelas suas propriedades terapêuticas.

A época inicia-se normalmente na Páscoa, com a reabertura dos hotéis que fecham no Inverno, mas é a partir das Festas de São João que o movimento aumenta. As festas, que decorrem entre 20 e 24 de Junho, são um dos maiores cartazes turísticos da ilha. O ponto alto é as Marchas Populares, nas quais vários grupos de figurantes desfilam pelas principais artérias da cidade, ao som das tradicionais marchas populares. As festas são também um arraial popular bastante participado.

A partir de Julho o movimento cresce e a praia fica mais ocupada. Mas 9 km de extensão são suficientes para os 5 mil habitantes da ilha e para os visitantes estivais. Não faltam zonas mais animadas e outras mais calmas, conforme o gosto do veraneante. A praia é o elemento mais determinante do Porto Santo. Em conjunto com o mar de cores fortes forma um conjunto que marca os visitantes, e constitui razão da escolha por parte de muitas famílias.

A ilha está servida por um parque hoteleiro com vários tipos de unidades, desde pensões a hotéis de quatro e cinco estrelas. Este ano, a juntar à oferta entra em operação o Colombo's Premium, uma unidade de cinco estrelas que está a ser explorada pelo Grupo Pestana e que vai apenas disponibilizar 100 quartos até ao mês de Outubro. A total capacidade do resort estará disponível apenas a partir de Maio de 2014. Serão 96 quartos, 4 suites, 75 apartamentos (desde T2 a T4) e dez Pool Villas em regime de all inclusive e em estreita ligação com o Pestana Porto Santo, mesmo ao lado.

Além a praia e na busca de sossego, o Porto Santo oferece pequenas enseadas quase isoladas, onde o único som é o das ondas do mar. Esses pequenos recantos, nem sempre de fácil acesso, são um verdadeiro mundo por descobrir na ilha.

O mar é também fonte de lazer. No Verão são várias as actividades propostas, que passam por passeios de barco ou visitas ao Ilhéu ao Ilhéu de Cima que, em conjunto com os restantes ilhéus do Porto Santo formam uma reserva Natural.

Os passeios a pé são também uma opção, assim como os percursos em todo-o-terreno. A ilha tem muitos trilhos por explorar e as agências de viagens oferecem um leque variado de opções.

Numa abordagem mais holística pode sempre cuidar do corpo através da oferta de Spas proporcionada pelos hotéis. No Hotel Porto Santo, por exemplo, o Spa oferece tratamentos que tiram partido das características terapêuticas das areias da praia. Outro exemplo é o Hotel Vila Baleira, onde funciona um centro de Thalassoterapia.

Outro elemento dominante da paisagem é o golfe, cujo campo foi desenhado por Severiano Ballesteros e permite vistas magníficas para a ilha. Mesmo para quem não joga, uma visita é quase obrigatória.

À noite, após o jantar, nada se compara a um passeio pelo centro histórico da cidade, uma das localidades mais antigas fundadas pelos portugueses no Mundo. Para quem procura mais divertimento nocturno não faltam, no Verão, bares e discotecas que, junto à praia, na cidade, ou na zona portuária, oferecem noites animadas até ao amanhecer.

No conjunto, o Verão no Porto Santo oferece opções para praticamente todos os gostos, desde o sossego à agitação. A ilha transforma-se num verdadeiro resort.