Integrada no percurso da Levada do Alecrim esta pequena lagoa é um recanto de grande beleza.
Existem muitas paisagens e trilhos que merecem ser percorridos na Ilha da Madeira. A mística e a beleza dos locais transportam-nos para outro mundo, deixando toda a ansiedade e stresse para trás a fim de focarmos-mos apenas no momento.
Um desses sítios dignos de uma visita é precisamente a Lagoa da Dona Beija, na Zona do Rabaçal, nas Serras da Calheta. Com o acesso a ser feito através da Levada do Alecrim, que foi construída com o objectivo de captar e transportar as águas das ribeiras do Lajeado e do Alecrim para a câmara de água da Central Hidroeléctrica da Calheta, esta maravilhosa lagoa compensa a caminhada.
A lagoa serviu de pano de fundo à capa desta edição da Essential. A pequena queda de água desemboca na lagoa, que depois irá alimentar a grande lagoa do percurso, a Lagoa do Vento.
Para os interessados no local, aconselha-se que levem material para banhos pois a água convida ao descanso e ao relaxamento, à medida que podemos contemplar a paisagem natural da Madeira. O percurso da Levada do Alecrim, com passagem pela Lagoa da D. Beija, tem uma extensão de 3 km.