Gutas de São Vicente celebram 20 anos

As grutas que originaram a formação da Ilha da Madeira perfazem 20 anos de abertura.

Inaugurado em 1 de Outubro de 1996, as Grutas de São Vicente celebram 20 anos de abertura ao público este ano. O aniversário será celebrado com uma sessão solene dia 1 de outubro, pelas 17:00 horas, a decorrer nos Jardins das Grutas de São Vicente.

As grutas formadas por uma erupção vulcânica há 890 mil anos atrás, essa que deu origem à Ilha da Madeira, possibilitam uma viagem ao interior da Terra, onde somos capazes de observar a força da natureza, entre rochas e pequenos lagos.

Constituídas por vários túneis, cursos de água e três galerias, sendo a maior intitulada Lago dos Desejos, as marcas deixadas pela erupção são percorridas em visitas guiadas de 30 minutos, dinamizadas pela música.

Nas visitas guiadas a história da Madeira não é só contada através das galerias formadas pelo curso e acumulação de lava, mas continua no Pavilhão do Centro de Vulcanismo, constituído por três salas, desce por um elevador simulador que leva os visitantes à simulação do interior da terra, e acaba numa projeção audiovisual que conta os passos necessário ao entendimento da formação das grutas.

www.grutasecentrodovulcanismo.com