Aliando desporto à natureza

A marca Madeira Ocean Trails divulga a ilha da Madeira como um destino favorável à prática de trails.

Pico-do-Arieero Trail

Um cenário idílico, onde o oceano acompanha a montanha com “vistas de cortar a respiração”. Esta é a base do conceito da nova marca ‘Madeira Ocean Trails’ e uma das principais características que tornam a Madeira um destino de eleição para a prática. Quem diz é André Gouveia, responsável pelo projeto.

A cargo do novo conceito de comunicação está a Associação de Promoção da Madeira, que pretende dar a conhecer Madeira como um destino com qualidades intrínsecas na área dos trails, numa altura em que o Turismo Ativo tem vindo a ter cada vez mais relevância internacionalmente.
“Comunicar a Madeira como um destino rejuvenescido, direcionado para o turismo ativo e capaz de atrair fluxos turísticos em qualquer altura do ano”, é outro dos objetivos definidos, refere André Gouveia.

O Madeira Island Ultra Trail, a maior prova de Trail Running em Portugal, é uma das parcerias da marca e Luís Fernandes, primeiro madeirense a vencer a prova, em 2015, é o conselheiro técnico oficial.

No primeiro ano de vida da Madeira Ocean Trails a divulgação centrar-se-á na própria marca e nos três maiores eventos que nela se encontram inseridos: Madeira Island Ultra-Trail (MIUT), Ultra Skymarathon (USM) e ECO Trail. Três provas que acontecem na Madeira e que são reconhecidas a nível internacional.

As provas de trail da Madeira são atualmente procuradas por atletas de todo o mundo. No caso do Ultra Skymarathon, João Nunes, da organização, contabiliza 13 nacionalidades diferentes.

O impacto da modalidade na região é notório a nível turístico e na divulgação do património natural madeirense. Neste aspeto Patrício Fernandes, organizador da ECO Trail, refere ainda a forte presença dos atletas nas redes sociais, que impulsiona a divulgação da Madeira.

Para Humberto Freitas, organizador do MIUT, o que torna a ilha da Madeira um destino à altura de receber provas com tanto destaque é a diversidade de trilhos, dos mais rápidos aos mais técnicos: “As famosas escadarias, subidas intermináveis e descidas muito ingremes”. Como fator principal estão a exuberância e tributos dos trilhos que “começam no mar e acabam nas mais altas montanhas”.