Jazz e mais jazz

Um cartaz de honra para o primeiro dia do Funchal Jazz Festival, onde o saxofone e acordeão dominaram o palco.

O serão de dia 13 de julho marcou o arranque do Funchal Jazz Festival 2017. Reservado para a primeira noite estiveram dois concertos, que moveram ao Parque de Santa Catarina várias dezenas de entusiastas do Jazz. João Barradas Directions, com cunho nacional e Saxophone Summit, um encontro de três “gigantes” saxofonistas.

O relógio marcava as 21:30 horas e a casa compunha-se. Com a plateia sentada quase completa, Duarte Barradas invadia o palco fazendo-se acompanhar por Greg Osby no saxofone alto, João Paulo Esteves da Silva no piano, André Fernandes na guitarra, André Rosinha no contrabaixo, Bruno Pedroso na bateria e João Barradas no acordeão.

O tema “Expressive Idea”, com a colaboração de Greg Osby, anunciou o arranque da edição de 2017 do festival e seguiu com os temas do álbum lançado em janeiro deste ano. As expetativas já eram altas, mas o acordeonista que aos 22 anos já se consagrava artista, deixou um rasto de satisfação entre a plateia.

Chegadas quase as 23:00 horas, Saxophone Summit reunia em palco os três saxofonista de renome Michael Brecker, Dave Liebman, e Joe Lovano para um momento de grande entusiasmo musical. Juntavam-se aos “monstros” da família dos saxofone Phil Markowitz (piano), Cecil McBee (contrabaixo), and Billy Hart (bateria).

A reação da plateia não poderia ser mais positiva. Os mestres do jazz, associados desde 1997, transcenderam qualquer indicativo de idade (agora na casa dos 60, 70 e 80 anos) e proporcionaram momentos de grande euforia jazzística aos presentes no Parque de Santa Catarina.

O primeiro dia do festival terminou um pouco depois da meia-noite, mas a energia jazzística resistiu ao cansaço de uma quinta-feira. O cartaz foi de honra e o saxofone e o acordeão foram as estrelas de uma noite amena, com a baía do Funchal como cenário de fundo. A noite continuou com a já habitual jam session, que este ano ficou a cargo de Alexandre Coelho Quartet, no SCAT Music Club & Restaurant.

Amanhã o programa continua com Rudy Royston OriOn trio e Kurt Rosenwinkel Caipi Band. O bilhete para um dia custa 15 euros e pode ser adquirido na porta do evento. As crianças até aos dozes anos têm entrada gratuita.