O jazz volta ao Funchal

O Funchal Summer Jazz promove oito concertos ao longo dos meses de verão

A série de oito concertos Funchal Summer Jazz, promovida pela Câmara Municipal do Funchal, traz ao Parque de Santa Catarina e ao Cais do Carvão algum do melhor jazz nacional.

Os concertos têm sempre início às 21:30 e as honras de abertura deste ciclo couberam no passado dia 2 de julho ao Caio Oliveira Quarteto, que, para além do líder na bateria, contou com o saxofonista Francisco Andrade, o guitarrista Décio Abreu e o contrabaixista Filipe Gouveia. O concerto realizou-se com casa cheia, no Cais do Carvão.

Nesta sexta-feira, dia 9 de julho, o Parque de Santa Catarina recebe o quarteto que em 2019 conquistou o Prémio Jovens Músicos RTP, liderado pelo saxofonista Tomás Marques, com Samuel Gapp ao piano, Nelson Cascais no contrabaixo e o baterista Diogo Alexandre.

No dia 24 de julho, de volta ao Cais do Carvão, o ciclo apresenta-nos o Quinteto de Filipe Vieira de Freitas, com Alexandre Andrade no trompete, Francisco Andrade no saxofone, Ricardo Dias no contrabaixo e Luís Caldeira na bateria. O guitarrista líder desta formação vem-se revelando também, e cada vez mais, como um compositor digno de nota, que irá neste concerto incidir em originais da sua autoria.

Todos os restantes concertos desta série terão lugar no Parque de Santa Catarina, onde, no dia 31 de julho se apresentará a mais jovem representante do jazz regional neste ciclo. Falamos de Sofia Almeida, uma cantora que no passado ano concluiu o Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do CEPAM e que acaba de ser admitida em três das mais prestigiadas instituições do ensino do jazz em todo o mundo: o Berklee College of Music, em Boston, a New York University e o conservatório de Amsterdão. O Quarteto de Sofia Almeida conta com João Freches ao piano, Filipe Gouveia no contrabaixo e Paulo Gouveia na bateria.

Após uma pausa durante grande parte do mês de agosto, o Funchal Summer Jazz regressa no dia 28 com o Nuno Ferreira Trio (o líder na guitarra, António Quintino no contrabaixo e Luís Candeias na bateria) com o saxofonista João Mortágua, estrela já bem segura e um dos grandes improvisadores do jazz nacional.

No dia 10 de setembro, sexta feira, é a vez de o grande mestre do jazz praticado na Madeira ao longo das últimas décadas se apresentar com o seu quinteto, do qual fazem parte os incontornáveis Alexandre e Francisco Andrade, Ricardo Dias e Jorge Maggiore. Logo no dia seguinte, ancorados pelo infalível baterista João Pereira, sobem ao palco dois nomes de ouro do jazz português – o acordeonista João Barradas e o saxofonista Ricardo Toscano. Um concerto único, do qual apenas o inesperado se poderá esperar

No domingo, dia 19 de setembro, e a fechar da melhor forma o Funchal Summer Jazz, poderemos ver e ouvir aquela que é porventura a mais consagrada formação do jazz nacional, o trio do pianista Mário Laginha, com Bernardo Moreira no contrabaixo e Alexandre Frazão na bateria.

O acesso a todos os concertos é gratuito, mas limitado à lotação de cada um dos espaços, sujeita a restrições impostas pelas medidas de segurança contra a transmissão da Covid-19.

Antes de cada concerto terá de ser feita uma pré-reserva, 48 horas antes. Por email, na altura da reserva, é necessário enviar um comprovativo de um teste negativo.