Uma viagem mágica

Espetáculos únicos com muita emoção e que fazem pensar são a proposta das produções da Paradise Circus

O homem sonha, a obra nasce, já dizia Fernando Pessoa, sendo esta uma teoria comprovada por Antonela Carsta e Roberto Ribeiro, dois sonhadores que em conjunto fizeram nascer a Paradise Circus.

É uma empresa de entretenimento, agenciamento de artistas, produção de espetáculos e eventos, que alia a dança ao canto e às artes circenses. “Este foi um projeto criado a dois, com intuito de, em todos as nossas produções, levar o público numa viagem mágica e animada”, revela Antonela Carsta, salientando que a Paradise Circus conta com vários espetáculos de produção própria, todos eles com a sua história e com o seu universo extraordinário.

Além do carácter mágico e lúdico, todas as produções têm como objetivo colocar o espetador a pensar em assuntos que estão na ordem do dia e que marcam a sociedade contemporânea.

Por exemplo, o espetáculo Ocean of Dreams foi inspirado na problemática da poluição marinha, de forma a consciencializar o público para este flagelo, alertando sobretudo para uma utilização de plásticos mais racional e amiga do ambiente. Este espetáculo esteve inserido no Festival do Atlântico em 2019 e nas comemorações dos 600 anos da descoberta das ilhas do Porto Santo e da Madeira.

circus3

Já o ‘show’ natalício NIKLAUS conta a história de uma personagem enigmática, com uma personalidade forte que fazia os possíveis para trazer de volta os verdadeiros princípios do Natal em família. O espetáculo foi igualmente criado em 2019, e uma vez mais trouxe à tona temas importantes como a união familiar.

O espetáculo carnavalesco LAETUS, por seu turno, utiliza as artes circenses para refletir sobre a euforia da sociedade durante esta época festiva. O nome do ‘show’, criado em 2020, foi dado em homenagem ao pintor que retratava na sua arte toda a exaltação que o carnaval provoca, em geral, nos seres humanos.

Em setembro de 2021 a Paradise Circus lança em cena o URD, um ‘show’ quinhentista que conta a história de uma comerciante da época que todos os dias tinha uma enorme vontade seguir todos os passos de Colombo.

Associado à Festa da Flor, um dos cartazes turísticos mais fortes na Madeira, surge o FIORE, baseado na narrativa de uma florista italiana que chegou à ilha numa época recheada de flores e que acaba por abraçar a ilha como a sua nova casa. Este espetáculo nasceu em maio de 2022.

Durante este ano, a Paradise Circus criou o espetáculo KAI, inserido no Festival do Atlântico e que se baseia nos quatro elementos da Natureza. Com muita cor e diversidade o ‘show’ é todo ele inspirado na terra, água, mar e no fogo.
Em 2022, surgiu ainda o IGNIS, uma sentida homenagem à música portuguesa que visa sobretudo refletir sobre o “reacender uma nova era pós-covid”.

circus2

Antonela Carsta adianta à Essential que todos espetáculos contam com artistas regionais, nacionais e internacionais. “Para além de todos estes espetáculos realizados em espaços públicos, acessíveis a todos, ou seja, para todas as idades e idiomas, ao longo destes anos temos também apostado em eventos privados. A cada cliente entregamos um espetáculo exclusivo”, realça.

Nos últimos dois anos de crise pandémica, Antonela Carsta salienta que a Paradise Circus sofreu com as consequências da COVID-19, como todos os artistas. No entanto, foi uma altura para “trabalhar em casa, escrever novos projetos e sonhar para fazer acontecer no futuro”.

Por fim, orgulha-se de dizer que todos os espetáculos têm tido casa cheia. “O público recebe-nos de sorriso no rosto. Saem de cada uma das nossas produções encantados e satisfeitos com o que acabaram de ver, e procuram-nos nas redes sociais para saber as datas dos próximos espetáculos”, remata.

 

paradisecircus.pt