O Castanheiro Boutique Hotel juntou cinco edifícios num hotel de cidade com design contemporâneo.
A entrada do Castanheiro Boutique Hotel bem podia ser a de uma casa. As várias peças que decoram o átrio e zona da receção transportam-nos para um ambiente familiar, acolhedor, com uma atmosfera descontraída. Entre quintais e pequenos pátios, este hotel de cidade convida para uma viagem pelo tempo, no centro histórico do Funchal.
Criado a partir da união de cinco prédios, alguns deles classificados, este é um hotel de design temático onde a história serviu de inspiração. Uma tipografia, uma casa de bordados, uma pastelaria e uma loja de móveis são negócios que por aqui funcionaram, separados por edifícios que atravessaram e marcaram os séculos XVIII, XIX e XX.
As memórias dos antigos estabelecimentos foram perpetuadas, às vezes através de um pequeno catálogo da antiga tipografia, que sobreviveu à passagem de século. Outras vezes dando nome a espaços do hotel, como o bar lounge, que herdou a designação Íris, que pertencia a uma antiga pastelaria que ali funcionava. Hoje é um dos pontos vitais, um dos muitos recantos que dão vida própria ao Castanheiro Boutique Hotel. Serve-se chá, cocktails e um leque variado de bebidas. Passa-se o tempo, abrigados da cidade e ao mesmo tempo dentro dela.
É por aqui que descobrimos o restaurante Tipografia. A uma decoração de estilo art deco juntam-se alguns detalhes da antiga tipografia como catálogos e estiradores. A atmosfera é acolhedora e insere-se num ambiente urbano e requintado. À comida, que viaja pelo mediterrâneo, junta-se uma carta de vinhos totalmente portuguesa.
A Tipografia tem porta aberta para a rua, porque o Castanheiro Boutique Hotel tem entrada pela Rua das Pretas, umas das mais antigas da cidade, cujo traçado se mantém quase inalterado, desde o século XVI. A fachada principal dá para a Rua do Castanheiro e tem como vizinhança o magnífico Colégio dos Jesuítas, hoje reitoria da Universidade da Madeira.
Como os edifícios que compõem o hotel são de três séculos distintos, em cada um deles houve a necessidade de interpretar e adaptar a decoração dos quartos de uma maneira contemporânea, respeitando sempre a história adjacente.
Ao todo o Castanheiro Boutique Hotel possui 81 quartos, penthouses e suites, na maioria com varanda e vistas, quer para os pátios interiores, quer para a cidade. Variam nos tamanhos, ou não fosse o hotel a soma de várias partes. Mas a aposta no conforto e o ambiente acolhedor estão em todos eles.
Se no edifício do século XVIII imperam os tetos em caixotão e os lambrins como pormenor, já o prédio do século seguinte possui o teto arredondado. No mais recente, o destaque vai para a sua adaptação a um estilo de art deco, com uma alcatifa estampada e de motivos geométricos dos anos 30.
No terraço a piscina panorâmica parece debruçar-se sobre a cidade. Do topo do edifício destaca-se uma vista imperdível sobre a baía do Funchal e sobre alguns dos edifícios mais emblemáticos como o Colégio dos Jesuítas, a Câmara Municipal ou a Catedral.
É no terraço que funciona o Terrace & Lounge Bar Pretas, que serve, durante o dia, refeições ligeiras.
É também por aqui que encontramos o Spa. Em tons de cinza e verde, o seu design tem como inspiração as caves de alguns dos edifícios mais antigos da ilha. O nome vem de uma das árvores endémicas da região; o Til.
O Til Spa possui uma piscina interior, com zona de jacuzzi e banho turco. Há quem o compare com um poço de rega madeirense. A experiência de Spa no Castanheiro Boutique Hotel é complementada pela sauna, ginásio e por duas salas de massagens. A oferta de tratamentos biológicos é vasta mas destacam-se os feitos à base de algas, tanto faciais como de relaxamento, e as massagens com pedras vulcânicas.
Este é um hotel de cidade que assume essa vocação, ou para ser mais concreto, um resort urbano, ideal para quem não tem tempo a perder e quer desfrutar ao máximo o ritmo que a cidade tem para oferecer.
Mas o hotel também é uma boa opção para quem quer descansar e ainda assim sentir o burburinho da cidade, ou apreciar o movimento de entrada e saída de navios no porto.
O Castanheiro Boutique Hotel também aspira a fazer parte da dinâmica da cidade, abrindo as portas aos residentes, para que possam frequentar os bares e o restaurante, ou simplesmente para apreciar a obra de arquitetura e decoração de interiores de João Paulo Gomes e Lília Correia Gomes.
Seja para descansar ou para aproveitar o pulsar do coração da cidade, a estadia no Castanheiro Boutique Hotel torna-se num momento intemporal, cheio de histórias e vivências.